10 vantagens de trazer novas tecnologias para a fazenda

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A tecnologia está cada vez mais presente no campo. A produção de alimentos é diretamente beneficiada com tantos avanços. Inovações como o plantio direto (que começou lá nos anos 70), o melhoramento genético e o recente uso de softwares para a melhoria da produtividade são algumas das tantas que chegaram às fazendas. Graças a elas, hoje é possível produzir muito mais e com mais qualidade sem precisar necessariamente ampliar a área de plantio.

Se o GPS já ajudou imagina os softwares que fazem quase tudo?  

O GPS aplicado à agricultura foi um marco importante. O sistema de localização por satélite abriu a porteira para a implementação de outras tecnologias. Não demorou para chegarem ao campo máquinas e implementos que fazem uso deste sistema.

A agricultura digital, tão comentada nos últimos anos, trouxe ainda mais facilidade para a produção agrícola. Os aplicativos tornaram possível ao agricultor monitorar culturas de forma remota, acompanhando tudo via smartphones, computadores ou tablets.

Possibilidades de sensores espalhados pela propriedade e conectados à internet geram um grande volume de dados que podem ser analisados e aplicados para melhorar os processos e tomadas de decisão.

A chegada dos softwares de gestão e monitoramento agrícola estão entre os mais recentes avanços tecnológicos. Eles permitem o monitoramento e facilitam a gestão da fazenda, desde as finanças, tomada de decisão, recursos de equipamentos e pessoal até a colheita.  

Benefícios da tecnologia no campo

Existem tecnologias específicas para cada momento, desde os produtos do melhoramento genético, como a produção de sementes, até a comunicação com os consumidores finais.

Nós listamos aqui 10 benefícios que o uso da tecnologia traz para a produção agrícola.  

  • Melhora a produção
  • Otimiza o uso de insumos
  • Evita desperdícios de água, fertilizantes e defensivos
  • Reduz os impactos negativos ao meio ambiente
  • Aumenta a produtividade da lavoura
  • Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores e agrônomos com o uso de celulares e ferramentas on-line
  • Diminui custos de acesso a serviços – seguro e crédito, por exemplo
  • Facilita o acesso a informações sobre o mercado e sobre novas ferramentas
  • Reduz riscos de perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais
  • Ajuda a aumentar a renda do produtor com mais qualidade na produção agrícola
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook