Comercialização agrícola no Brasil: três grandes problemas enfrentados pelo produtor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro-Comercializacao-agricola-no-Brasil-tres-grandes-problemas-enfrentados-pelo-produtor

A comercialização agrícola no Brasil consiste em uma das principais atividades econômicas do país. Todos os dias diversos contratos e transações são fechadas em ritmo cada vez mais acelerado. Estar por dentro das novidades do agronegócio é de fundamental importância para todo profissional ligado as ciências agrárias.

Diversos problemas e empecilhos são enfrentados diariamente pelo produtor rural na comercialização agrícola no Brasil, que vão desde problemas enfrentados na lavoura até na compra e venda dos produtos em si. A seguir discutiremos um pouco sobre três dos problemas mais enfrentados no nosso país.

Quebra de safra

A quebra de safra pode ocorrer por diversos motivos, seja por ataque severo de pragas que não puderam ser controladas, secas, inundações, etc. A perda da produção na lavoura não gera prejuízo somente para o produtor que terá sua lavoura afetada, mas para uma série de setores do comércio para onde o produto é destinado posteriormente. Até o consumidor final irá sentir o impacto. Quantas vezes não ouvimos falar do tomate como o grande vilão da inflação ou até mesmo o pãozinho de cada dia, por conta de problemas nas safras de trigo e consequentemente aumentos nos custos para se fabricar o tão essencial pão de cada dia. Perdas severas na produção de alimentos no país gera sérios problemas para a comercialização agrícola no Brasil, devido ao efeito dominó ocasionado pela quebra.

Perdas pelo transporte de grãos e armazenagem

A perdas causadas pelo transporte de grãos inadequado consistem em um dos principais problemas na comercialização agrícola no Brasil. Grande parte do transporte de grãos realizado no nosso país é feito por via terrestre (cerca de 61%), através de caminhões que transitam pelas rodovias de nosso país. O grande problema deste tipo de transporte consiste nas perdas de grãos que ocorrem tanto no transporte da lavoura para o armazém como principalmente no transporte até os portos para exportação.

Devido às más condições das estradas no Brasil, e também da falta de manutenção dos veículos utilizadas, grande parte da produção acaba ficando pelo caminho. Calcula-se que cerca de 6.6 bilhões de reais sejam perdidos a cada safra de soja por causa do transporte precário. Além disso a armazenagem no Brasil não é das melhores. Tem evoluído muito nos últimos anos mas ainda é feita de formas rudimentares ou adaptadas de improviso, colocando em risco muitas vezes a qualidade dos grãos estocados e a quantidade de grãos a serem armazenados de forma correta. Com o passar dos anos tem diminuído essa cena, mas em anos anteriores era comum ver montanhas de grãos ao relento por falta de armazenagem adequada.

Problemas na formação de preço dos produtos

Um dos grandes problemas que afeta principalmente os pequenos e médios agricultores na comercialização agrícola no Brasil é a incerteza envolvendo os preços nos mercados agrícolas de seus produtos. Grandes produtores rurais têm investido em armazéns para garantir um estoque do produto até que um melhor preço de venda seja obtido, o que tem garantido os melhores lucros na comercialização.

No entanto, para os alimentos mais perecíveis como frutas e verduras, essa estratégia acaba sendo inviabilizada. Incertezas no mercado agrícola fazem o preço dos produtos variar amplamente em função da oferta e procura. Dessa forma, diversos mecanismos têm sido criados para proporcionar a estabilização de preços com o objetivo de reduzir os riscos, proporcionar uma renda mínima aos produtores e garantir o abastecimento dos comércios.

Conhecimento para evitar problemas na comercialização agrícola no Brasil

Como discutimos anteriormente, conhecimento dos principais mecanismos de comercialização é fundamental para o agricultor que deseje ampliar seus ganhos e para o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Através da realização de cursos de aperfeiçoamento é possível ficar por dentro das novidades do agronegócio.

E você, sabe mais exemplos sobre os principais problemas enfrentados na comercialização agrícola no Brasil?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook