3 dicas sobre conservação do solo que você precisa aplicar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro 3 dicas sobre conservacao do solo que voce precisa saber

A conservação do solo se tornou um dos aspectos mais fundamentais na agricultura moderna. Com os inúmeros problemas de degradação de áreas agrícolas devido principalmente ao revolvimento do solo, se fez necessário o desenvolvimento de práticas que aliassem a preservação da sua estrutura e maiores produtividades das culturas. Diversos sistemas têm sido propostos para melhorar a sua qualidade. Dentre eles, o sistema plantio direto tem despontado como a principal técnica no Brasil para proporcionar um manejo sustentável da agricultura.

Para que obtenhamos sucesso na condução das lavouras, uma série de cuidados são necessários para manter a saúde do solo. A seguir, daremos algumas dicas sobre opções que você pode aplicar.

Revolva o solo somente em último caso

O revolvimento ocasional do solo se tornou um dos erros mais recorrentes cometidos em diversas áreas agrícolas pelo Brasil. Embora muitos agricultores afirmem fazer uso do sistema plantio direto, muitos deles realizam com certa frequência operações de aração e gradagem, muitas vezes, sem necessidade.

As operações de aração e gradagem acabam por destruir os agregados do solo, expondo o carbono previamente protegido ao ataque da biomassa microbiana. Uma única operação de aração, dependendo do clima, pode colocar por água abaixo anos de acúmulo de C proporcionados pelo plantio direto. Dessa forma, para uma boa conservação do solo, é necessário evitar ao máximo a realização de qualquer operação de distúrbio em sua estrutura.

Realize o tráfego controlado de veículos

A compactação do solo é um dos principais motivos que levam o produtor a realizar operações de revolvimento em suas áreas e comprometer a conservação do solo. O tráfego controlado através da delimitação de áreas específicas para a locomoção de veículos dentro da lavoura consiste em uma das medidas preventivas de compactação do solo mais eficientes. Muito desenvolvido na Austrália, a prática evita a compactação do solo além de melhorar a locomoção dos veículos, proporcionando uma economia em combustível.

Utilize uma rotação de culturas diversificada

A rotação de culturas é uma das práticas mais importantes da agricultura. Além de proporcionar uma maior conservação do solo, ela auxilia no controle de pragas e doenças da área e confere uma economia na aplicação de pesticidas.

Embora extremamente benéfica, poucos agricultores têm utilizado a técnica de maneira apropriada, seja pelo melhor preço de venda de determinados cultivos (levando-os realizar o monocultivo), ou por procurar realizar um menor número de operações de manejo na área. Por outro lado, grande parte dos problemas encontrado em diversas áreas agrícolas, seja pela degradação do solo, ou por ataques incontroláveis de pragas, são devido à ausência de uma boa rotação de culturas.

Como aprender mais sobre a conservação do solo?

Muitos erros cometidos na agricultura por vezes se devem a falta de conhecimento sobre os prejuízos que determinadas práticas agrícolas podem trazer a longo prazo. Grande parte dos efeitos no solo ocorrem de médio a longo prazo, e muitas vezes os prejuízos notados pelo produtor na colheita não são associados ao manejo do solo incorreto. Dessa forma, o maior conhecimento sobre a gestão da matéria orgânica e fertilidade do solo são essenciais para obter-se ganhos cada vez maiores em produtividade.

E você, sabe mais dicas para melhorar a conservação do solo? Compartilhe suas experiências conosco!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook