Por que fazer um curso de comercialização agrícola?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Por que fazer um curso de comercializacao agricola

No momento em que os grãos são colhidos da lavoura, eles passam a ser uma mercadoria. Deste ponto em diante existe um mundo à parte, uma ciência com numerosas subáreas para estudar esse complexo universo da comercialização agrícola. Diariamente, incontáveis contratos são lançados e encerrados em ritmo acelerado, coisa que jamais pensaríamos existir décadas atrás. Com os avanços das tecnologias nas ciências agrárias, ter um entendimento sobre todo esse processo é essencial para qualquer profissional, não somente para o profissional se destacar na empresa como para o próprio produtor rural ampliar seus lucros econômicos com seu produto.

No artigo “Engenheiro agrônomo competitivo: dicas para se destacar na empresa” nós falamos com um pouco mais de detalhes sobre a importância dessa aquisição de conhecimento para a qualidade do profissional. A seguir, falaremos sobre alguns dos diversos tópicos que você pode aprender em um curso de comercialização agrícola.

Quando se fala de comercialização muitas vezes pensamos já nos corretores e nas grandes tradings mas na maioria dos casos não paramos para pensar que o produtor é o principal comercializador do produto agrícola. Portanto ele não pode delegar essa função única e simplesmente na mão de outros profissionais. Demais profissionais estão lá justamente para auxiliar o produtor na tomada de decisão, por isso a importância de conhecer a comercialização agrícola para ao menos entender e poder debater com os profissionais dessa área as melhores estratégias e momentos para de fato efetuar as negociações.

Conhecimento do mercado e comercialização de produtos agrícolas

A comercialização dos produtos é uma etapa fundamental para que o agricultor consiga atingir seus objetivos de lucro e melhorar de vida. A escolha do mecanismo de comercialização pode impactar significativamente no resultado econômico que o produtor irá obter. Cada mecanismo trabalha de forma a reduzir a incerteza de preço dos produtos. No artigo “Quais os mecanismos de comercialização agrícola mais utilizados?” nós discutimos um pouco mais sobre duas das principais estruturas utilizadas na comercialização agrícola, o mercado spot e o mercado futuro. No curso de comercialização agrícola, você pode adquirir um bom conhecimento sobre as leis e os tipos de mercado utilizados nas atividades agrícolas, ajudando você a tomar decisões na sua propriedade ou se destacar na sua empresa.

Formação de preços

A formação de preços é um processo complexo, o conhecimento sobre ele é fundamental para o empreendedor conquistar ganhos a curto, médio e longo prazo, fazendo seu planejamento de investimentos de forma correta. Diversos fatores estão envolvidos na formação de preços de um produto agrícola. Um roteiro básico consiste em levantar os custos do da produção, calcular encargos sobre a venda e determinar a margem de lucro. Todos esses fatores estarão diretamente ligados ao preço final do produto comercializado. No curso de comercialização agrícola você fica por dentro dos principais fatores envolvidos no processo, e como trabalhar de forma a alcançar o lucro desejado.

Vale a pena fazer um curso de comercialização agrícola?

Em um mundo cada vez mais competitivo, o conhecimento sobre as diversas áreas que rodeiam a agricultura é essencial para qualquer profissional que deseja ser um diferencial. Como vimos no artigo “Engenheiro agrônomo: área de atuação que você pode exercer a profissão”, o Agronegócio é uma das principais áreas de atuação do profissional, e ela está diretamente ligada a todas as demais áreas.

Dessa forma, realizar um  curso de comercialização agrícola é uma excelente oportunidade para você que deseja se aprofundar melhor na área ou para você que tem pouco conhecimento sobre o assunto e gostaria de saber o essencial para todo profissional.

E você, sabe mais sobre as vantagens de realizar um curso de comercialização agrícola? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook