Aprenda a corrigir os erros de manejo no solo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro erros de manejo no solo

Conduzir um sistema sustentável e que proporcione altas produtividades é essencial para qualquer empreendimento agropecuário. Saber corrigir os principais erros cometidos durante a condução da área é um dos passos mais importantes para o agricultor. No artigo “Sistema plantio direto, duas coisas que você está fazendo de errado” nós discutimos sobre os dois principais erros cometidos por muitos agricultores em suas áreas de SPD. A seguir, exploraremos um pouco melhor esse assunto e como atuar para evitar erros de manejo no solo em sua propriedade.

Ouça as recomendações do Eng. Agrônomo

O Eng. Agrônomo é um profissional treinado para passar as recomendações mais apropriadas para a sua área. Muitos agricultores por achar que não é necessário, por diversas vezes optam por não executar as recomendações apropriadas, o que resulta em perdas de ganho de produtividade e algumas vezes prejuízos nas suas áreas.

Saber avaliar com sabedoria as recomendações passadas pelo profissional, dessa forma, é um passo importante para evitar erros de manejo no solo e das culturas.

Não economize em coisas básicas

O investimento na correta aplicação das técnicas recomendadas para a sua área é um dos pontos essenciais para se garantir a elevação dos ganhos de produtividade das culturas. Muitas pessoas para economizar acabam por reduzir o investimento em operações básicas como adubação do solo e manejo fitossanitário de pragas e doenças na lavoura. O que ocorre é que muitas vezes o barato pode sair caro. Ao optar por reduzir os gastos com operações básicas, o produtor acaba correndo alto risco de ter sua produção comprometida, e no final das contas, a economia nos gastos acaba não compensando possíveis prejuízos na colheita.

A constante análise de fertilidade do solo, por exemplo, é um dos pontos mais importantes para se evitar erros de manejo no solo. Como pudemos ver no artigo “Problemas com a fertilidade do solo, saiba como resolver” o acompanhamento dos conteúdos de nutrientes do solo é um processo chave para se obter altos índices produtivos.

O conhecimento é a principal estratégia para se evitar erros de manejo no solo

Como já discutido em diversos artigos, a busca por conhecimento é o que diferencia os profissionais bem-sucedidos dos demais, sejam eles técnicos, agrônomos ou agricultores. Estar por dentro das novidades e das novas técnicas da agricultura permitirá o agricultor a tomar decisões com mais sabedoria, tendo ciência completa dos benefícios e malefícios de cada tomada de decisão.

Para os técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, o aperfeiçoamento nas diferentes áreas das ciências agrárias permitirá maior competência nas recomendações, além de ser um diferencial para que o profissional se destaque no mercado de trabalho.

Tenha consciência ambiental

A preocupação com o meio ambiente é de extrema importância não somente para podermos proporcionar um planeta mais saudável para as próximas gerações, como também ampliar os lucros na propriedade rural. No artigo “Sustentabilidade alimentar, saiba como praticar” nós destacamos como o manejo conservacionista do solo através da correta aplicação das técnicas que regem o sistema plantio direto, auxiliam o produtor em aumentar sua produtividade e evitar erros de manejo no solo.

E você, sabe quais são os principais erros cometidos no manejo do solo? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook