Fertilidade do solo e adubação: entenda a relação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Fertilidade do solo e adubação entenda a relação

A fertilidade do solo é uma das áreas mais importantes da agricultura. É do solo que as plantas extraem grande parte dos nutrientes que precisam para seu desenvolvimento e estabelecem suas raízes para sua sustentação e nutrição.

A ciência do solo, bem como todas as áreas que rodeiam a agronomia, é extremamente complexa devido aos múltiplos processos que ocorrem nesse complexo ambiente que é a terra. Muitos problemas encontrados nas lavouras Brasil afora são causados por erros no manejo do solo.

Observar a saúde da terra pode ser uma tarefa um pouco mais difícil que a das plantas, uma vez que os sintomas são menos visíveis ao olho nu. Dessa forma, o estudo e aprofundamento nas diversas áreas dessa importante ciência é fundamental para desenvolver novas estratégias para a agricultura moderna.

A seguir, veremos alguns aspectos importantes sobre fertilidade do solo e adubação que podem lhe ajudar.

O solo não é como um prato de comida

No artigo “Por que não devemos confiar apenas na análise química para avaliar a qualidade do solo?”, nós tocamos em um ponto importante sobre a fertilidade do solo e adubação: o solo não é como um prato de comida. Isso significa que não é só porque um nutriente se apresenta em determinado nível na análise química do solo que ele estará prontamente disponível para ser absorvido pela planta.

A capacidade da planta em absorver o nutriente do solo e se desenvolver dependerá de inúmeros fatores que ocorrem simultaneamente na relação solo/planta. Compactação do solo, amostragem incorreta, erros de laboratório, clima, textura do solo, manejo, formas de adubação e correção, pragas, doenças e muitos outros fatores podem influenciar significativamente no desenvolvimento da planta. Dessa forma, é fundamental para o produtor relacionar os diferentes aspectos do manejo da lavoura para entender porque determinado problema está ocorrendo.

Saber os diferentes aspectos da fertilidade do solo e adubação é uma tarefa complexa, portanto, o auxílio do Eng. Agrônomo ou técnico responsável é sempre essencial nas tomadas de decisões da área.

Fazer o essencial em primeiro lugar

Para conhecer mais sobre a fertilidade do solo e adubação, é necessário cumprir os requisitos fundamentais do sistema. De acordo com a “lei dos mínimos” proposta pelo pesquisador Justus Von Liebig, considerado um dos pais da fertilidade do solo e nutrição de plantas, o crescimento da planta é limitado pelo nutriente que está em menor quantidade. Ou seja, de nada adianta encher o solo de um nutriente e negligenciar os demais. Portanto, antes de investir em ajustes mais finos da qualidade do solo, é necessário fazer o dever de casa, realizando a correção do solo através da calagem e verificar se os nutrientes essenciais estão em quantidades adequadas.

Divulgar as informações sobre a fertilidade do solo e adubação é fundamental

A divulgação sobre os conhecimentos desenvolvidos na área de fertilidade do solo e adubação é essencial para aprimorar a agricultura. As técnicas e informações que surgem através do desenvolvimento das pesquisas científicas devem chegar ao produtor rural para que seja implementada. Assim, o desenvolvimento de atividades de divulgação científica e métodos para estreitar a relação entre esses dois grupos é fundamental para proporcionarmos uma agricultura de maior qualidade.

E você, sabe mais aspectos importantes sobre a fertilidade do solo e adubação? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook