Fertilidade do solo e manejo de nutrientes: como garantir o procedimento correto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro-Fertilidade-do-solo-e-manejo-de-nutrientes-como-garantir-o-procedimento-correto

A fertilidade do solo é uma das bases mais importantes para se garantir a boa produtividade na agricultura. Como pudemos ver no artigo “Problemas com a fertilidade do solo? Saiba como resolver”, a fertilidade do solo é definida como a capacidade do solo em prover os nutrientes para as plantas de forma adequada para sua sobrevivência e desenvolvimento. Diversos problemas enfrentados atualmente na agricultura são decorrência de erros cometidos no gerenciamento da fertilidade do solo e manejo de nutrientes. A seguir, daremos algumas dicas de como garantir o bom manejo do solo para se evitar problemas futuros na nutrição das plantas e assegurar o bom desenvolvimento da lavoura.

Atenção nas análises de solo!

A análise química do solo feita periodicamente é um procedimento fundamental para se gerenciar o teor de nutrientes do solo e recomendar as adubações e correções para a área. Tal análise em algumas regiões é um requisito até mesmo obrigatório que o produtor deve cumprir de tempos em tempos. A atenção e cuidado na hora de se amostrar um solo é fundamental para garantir a representatividade dessa análise para a sua área. Dessa forma, é necessário coletar as amostras de forma a representar o melhor possível as lavouras, quanto mais heterogênea a área, maior o número de amostras a se coletar. Isso é importante para que não façamos generalizações erroneamente.

No artigo “Aprenda a corrigir os erros de manejo no solo” nós explicamos de que forma diferentes fatores na administração da área podem afetar a performance e desenvolvimento das culturas. Dessa forma, todo cuidado é pouco na hora de se realizar as amostragens para não termos problemas com a fertilidade do solo e manejo de nutrientes. A escolha do laboratório para se realizar a análise química também é extremamente preponderante para garantir a qualidade da análise. Por isso, é sempre importante checar a certificação de qualidade do estabelecimento antes de escolhe-lo.

Siga os princípios da sustentabilidade

Manter o solo bem nutrido e adubado não é suficiente para manter uma boa fertilidade do solo e manejo de nutrientes. Em climas tropicais e subtropicais, predominantes na maior parte das áreas no Brasil, o cumprimento dos princípios básicos do sistema plantio direto são fundamentais para manter uma boa nutrição de plantas. No artigo “Por que não devemos confiar apenas na análise química para avaliar a qualidade do solo?” nós explicamos que a manutenção da fertilidade do solo e absorção de nutrientes pela planta não dependem única e exclusivamente das práticas de adubação ou mesmo da análise de fertilidade do solo. É necessário se atentar a todos os aspectos do solo, tanto químicos quanto físicos e biológicos. No artigo “Sustentabilidade alimentar, saiba como praticar” nós explicamos um pouco melhor sobre a importância da agricultura de conservação e alguns passos para segui-la.

O bom conhecimento é essencial para uma boa fertilidade do solo e manejo de nutrientes

Como discutido em diversos artigos, o profissional que se destaca é aquele que está sempre se atualizando e buscando conhecimento. Dessa forma, um aprofundamento nas técnicas de fertilidade do solo e manejo de nutrientes é essencial para todos os profissionais que buscam aumento de rendimento das suas lavouras. No artigo “O que aprendo num curso de nutrição de plantas” nós indicamos um bom caminho para começar.

E você, sabe mais sobre como aumentar os rendimentos através da fertilidade do solo e manejo de nutrientes? Compartilhe conosco suas experiências.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Eng. Agrônomo e Mestre em Agricultura (Uso e Manejo do Solo) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalha na área de matéria orgânica do solo com enfoque em plantio direto e sequestro de Carbono.

Comentários no Facebook