Saiba quais são as formas de plantio sustentável

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Saiba quais sao as formas de plantio sustavel

A preservação do meio ambiente e redução do aquecimento global tem sido um dos pontos mais discutidos pela comunidade política internacional nas últimas décadas. No ano passado na cidade de Paris na França, ocorreu uma das mais importantes reuniões para discutir o tema no mundo: a COP 21. Com o objetivo de frear a emissão dos gases do efeito estufa, 195 países se reuniram para discutir de que forma as nações podem trabalhar de forma a reduzir o dano ambiental causado por tantos anos de emissões constates de gases do efeito estufa para a atmosfera.

É notável que a emissão pela indústria e automóveis sejam as principais causadoras do fenômeno. Porém, uma informação que poucos sabem é que a agricultura possui uma significativa contribuição para o aquecimento global, emitindo cerca de 26% do CO2 no planeta. Por outro lado, a agricultura também possui um potencial de mitigação muito grande, principalmente através do uso da agricultura de conservação e plantio sustentável.

Plantio sustentável, uma estratégia de controle do aquecimento global

Uma das principais estratégias utilizadas por nosso país no controle do efeito estufa é a utilização da agricultura conservacionista. O Plano ABC, apresentado na COP 15, visa reduzir as emissões de gases poluentes para atmosfera através do plantio sustentável. Dentre os principais objetivos do programa destacam-se o aumento da utilização do sistema plantio direto no país, redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas e intensificação da utilização de integração lavoura-pecuária.

Muitos esforços por parte da comunidade agrícola têm sido desprendidos nos últimos anos. As áreas sob utilização do sistema plantio direto, por exemplo, cresceram exponencialmente nas últimas décadas. A mudança de pensamento sobre a produção agrícola também tem mudado muito nas instituições de ensino, uma vez que a agricultura de conservação tem sido o principal foco da maior parte dos cursos de ciências agrárias em todo o país.

A principal estratégia do plantio sustentável

O sistema plantio direto (SPD) tem despontado como o principal sistema da agricultura sustentável no mundo, preservando a qualidade do solo e aumentando a produtividade das culturas. Sua utilização cumpre os três princípios básicos destacados pela FAO:

1) mínimo distúrbio mecânico do solo;

2) cobertura permanente do solo;

3) diversificação de culturas.

Iniciado na década de 1970 no Brasil, o sistema se espalhou por todo território nacional, e atualmente ocupa uma área de mais de 30 milhões de hectares. Sua qualidade, no entanto, se apresenta de forma muito heterogênea. Enquanto existem áreas onde a sustentabilidade do sistema está próxima do ápice, há também aquelas que pecam pela falta de qualidade e cumprimento dos requisitos básicos para um plantio sustentável. As técnicas de cultivos integrados como integração lavoura pecuária, ou até mesmo cultivos conjugados de espécies na mesma área tem se destacado pelos diversos benefícios trazidos ao solo e ao meio ambiente.

O que temos para melhorar

Como discutido em diversos artigos, o plantio sustentável é uma realidade em muitas regiões produtoras. Porém ainda há muito o que se evoluir para que todas as áreas do mundo sigam o padrão daquelas que são um exemplo. A importância dos profissionais do meio agrícola, sejam técnicos, agrônomos, agricultores e pesquisadores, dessa forma, se torna cada vez mais essencial para proporcionar uma agricultura de qualidade e controlar as mudanças climáticas.

E você, sabe mais sobre formas de plantio sustentável? Compartilhe suas experiências conosco. Não deixe também de assinar a nossa newsletter e não perder mais nenhuma publicação sobre esse assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook