Funções do cálcio na planta

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Funções do cálcio na planta

O cálcio é um macronutriente secundário e é absorvido na forma iônica Ca2+ por interceptação radicular e fluxo de massa.

O cálcio na solução do solo pode ser oriundo dos minerais, da matéria orgânica do solo (MOS) e dos corretivos e fertilizantes aplicados. No entanto, sua disponibilidade pode ser influenciada por:

  • Concentração de cálcio total (que varia conforme a região);
  • Valor de pH do solo;
  • Capacidade de troca catiônica (CTC) do solo;
  • Relação de cálcio em solução com outros cátions;
  • Mineralogia do solo.

Cálcio x Solo

Vários fatores influenciam a disponibilidade de cálcio no solo, mas, em geral, os solos brasileiros não apresentam problemas com deficiência. Isso devido ao fato de que em solos calcários a concentração de cálcio no solo é elevada e, em solos ácidos (sem considerar o material de origem), geralmente, há a aplicação de corretivos da acidez do solo, os quais podem fornecer cálcio após sua dissolução.  

No entanto, em alguns tipos de solos do Brasil há o predomínio de minerais 2:1, os quais requerem maior saturação de cálcio para adequar a disponibilidade no solo, quando comparados aos minerais 1:1, os quais estão presentes na maior parte dos tipos de solos brasileiros.

Cálcio x Plantas

Sabendo-se como o cálcio pode ser disponibilizado no solo para as plantas, necessitamos entender quais as funções e importâncias do cálcio para a planta.

As principais funções do cálcio são:

  • Permeabilidade e estrutura da parede celular das plantas;
  • Elongação e divisão celular;
  • Translocação de carboidratos e nutrientes.     

Uma planta bem nutrida com cálcio poderá ter uma parede celular bem estruturada e isso fará com que a planta possa apresentar resistência a pragas e doenças. No entanto, se faltar cálcio, um dos sintomas de deficiência é a morte de gemas apicais, pois o cálcio atua na elongação e divisão celular. Outro problema da falta de cálcio, é a perda de eficiência da fixação biológica de nitrogênio em leguminosas, dificultando a eficiência dos nódulos.

Mesmo o cálcio sendo importante na translocação de nutrientes, ele se move na planta apenas através da transpiração (xilema). Assim, quando ocorre deficiência de cálcio no sistema radicular, a planta não consegue translocar (floema) o cálcio das folhas para as raízes. Por isso, é importante o constante monitoramento e suprimento de cálcio no solo.  

Além disso, um fato que aumenta a absorção de cálcio pelas culturas, é que a medida que haja redução dos valores de pH do solo, há o aumento da absorção de cálcio para manutenção do sistema radicular. Assim, a acidez do solo pode ser mais limitante para o desenvolvimento das plantas do que o cálcio. Portanto, há a necessidade do controle e monitoramento da acidez do solo.

Veja também a função do cálcio na cultura do tomate.

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto abordado no texto ou tem algo para acrescentar? Então aproveite os espaços abaixo e deixe o seu comentário que responderemos em breve.

Quer ler mais textos sobre agronomia e sutentabilidade? Acesse o blog da Agropro e confira nossas dicas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook