Porque hortênsias possuem diferentes cores?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Potencial Hidrogeniônico, mais conhecido como pH, consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, neste contexto iremos considerar este meio como sendo os solos. Os valores de pH variam de 0 a 14, os solos que possuem valores de pH 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são considerados solos básicos ou alcalinos. O pH indica se o solo é ou não fértil, ou seja, se o local é apropriado para o cultivo de plantas. Para a agricultura, o valor do pH ideal é entre 5,5 a 5,8.
O pH do solo pode variar de acordo com sua composição (rochas), concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio. Mas isso tudo você já sabe, certo?
Agora, fiz um vídeo explicando uma outra aplicação do conceito de pH, que trabalhamos por aqui. Veja como a alteração no pH reflete nas cores das flores das hortênsias:

 

 

banner_728x90_4

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agricultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Manejo Fitossanitário pela Ohio State University. Atua como Plant Health Manager na Green Circle Growers, Ohio. Responsável pelo manejo de pragas, doenças, nutrição mineral, pesquisa e desenvolvimento, e sanidade vegetal de 45 hectares de cultivo em estufa de plantas ornamentais. Recentemente eleito Jovem Cultivador do Ano pela GrowersTalks Magazine.

Comentários no Facebook