Entenda mais sobre os métodos para identificar a fertilidade do solo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Entenda mais sobre os metodos para identificar a fertilidade do solo

A fertilidade do solo é com certeza um dos aspectos mais importantes da agricultura. Devido à sua complexidade, muitas vezes é difícil explicar ganhos ou perdas em produtividade agrícola apenas pela análise química do solo. No entanto, é de fundamental importância que o produtor acompanhe o conteúdo de nutrientes de sua área com frequência, porque muitas práticas agrícolas como adubação e correção do solo dependem das informações contidas nela. Através do bom acompanhamento da fertilidade, é possível evitar-se muitos erros cometidos no manejo do solo e realizar as práticas da forma mais eficiente possível.

Alguns cuidados são imprescindíveis na hora se se coletar as amostras para levar para o laboratório. Quanto mais heterogênea for a área, por exemplo, maior deve ser o número de amostras coletadas, para que possamos ter a maior representatividade possível daquela análise de solo para nossas áreas.

A seguir, enfatizaremos alguns aspectos importantes que você deve saber sobre os métodos para se identificar a fertilidade do solo.

Escolha um laboratório de qualidade

Muitos laboratórios de solo, para economizar gastos, acabam fazendo a análise química de modo precário, muitas vezes sem os equipamentos necessários para avaliar a fertilidade do solo de modo eficiente. Existem métodos de certificação de qualidade realizado por diferentes instituições como Embrapa, IAC, Esalq-USP, entre outras.

Os laboratórios certificados passam por um procedimento de controle de qualidade, na qual avaliam amostras de solos com teores de nutrientes já conhecidos para testar sua precisão de análise. Embora a certificação não seja obrigatória para o laboratório funcionar, optar por um laboratório certificado é uma garantia extra que o produtor possui para ter confiança nos resultados apresentados.

Interprete a análise de acordo com o método utilizado

Existem diferentes métodos para se avaliar a concentração de um mesmo nutriente no solo. De acordo com a região, uma metodologia pode ser mais utilizada do que a outra. No entanto, é importante enfatizar que dependendo do procedimento adotado, a análise da fertilidade do solo pode nos dar resultados diferentes para um mesmo nutriente, o que pode gerar confusão na interpretação da análise de solos.

Por exemplo, na extração de Fósforo, são utilizados comumente o extrator Mehlich-1 (combinação de ácido sulfúrico com clorídrico) ou a chamada resina trocadora de ânions. Em solos recentemente adubados, extrator Mehlich-1 pode por muitas vezes determinar o fósforo que ainda não se encontra disponível para a planta, gerando uma superestimação do seu conteúdo. Essa e muitas outras situações são comuns no meio agrícola. É importante, dessa forma, sempre ter o acompanhamento de um profissional capacitado na interpretação da análise de fertilidade do solo.

Por que o conhecimento sobre a fertilidade do solo é importante?

A Ciência do Solo é uma área abrangente com diversas subdivisões devido a sua alta complexidade. A interação do solo com as plantas envolve fenômenos físicos, químicos e biológicos todos interligados e direta ou indiretamente dependentes entre si. Por isso, o conhecimento sobre fertilidade do solo, gestão da matéria orgânica e nutrição de plantas é essencial para todo profissional que deseja melhorar seus conhecimentos e aos produtores que almejam atingir maiores níveis de produtividade em suas lavouras.

Você tem dúvidas sobre os métodos de identificação de fertilidade do solo? Compartilhe conosco suas experiências!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook