ILP: Influência nos principais atributos do solo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro ILP Influência nos principais atributos do solo

A Integração lavoura-pecuária (ILP) é um sistema de uso e manejo do solo que tende a uma agricultura mais sustentável. E assim, pode atender vários pontos como:

  • Econômico: devido a variabilidade de receitas líquida e bruta com produção de grãos, massa seca, carne, leite e/ou lã;
  • Ambiental: utilizando agricultura conservacionista, como o sistema plantio direto (SPD);
  • Social: aumenta a geração de empregos e permanência do homem no campo.

No entanto, para nós profissionais do campo, também necessitamos saber qual a influência da ILP nos atributos do solo. Essas informações são necessárias para que possamos desenvolver e recomendar as melhores técnicas.

ILP e os atributos químicos do solo

A ILP pode favorecer uma série de reações químicas no solo, por exemplo:

  • Acelerar a dissolução do calcário;
  • Auxiliar na solubilidade de certas fontes de fertilizante;
  • Aumentar a ciclagem de nutrientes.

Sabendo-se disso, a ILP é um sistema de produção muito eficiente no ponto de vista da Fertilidade do Solo. Pois, por exemplo, uma vez a acidez do solo controlada, a disponibilidade de nutrientes e a eficiência de uso de fertilizantes é favorecida.

Outro fato é que em ILP, a intensa exploração das culturas e entrada de fertilizantes, permite ao produtor rural realizar a adubação antecipada. A adubação antecipada nesse caso é recomendada para alguns nutrientes, como o fósforo. O qual pode ser aplicado, na dose correspondente à cultura de outono-inverno mais à cultura de primavera-verão, no momento da semeadura da pastagem (outono-inverno).

Mas tudo isso é possível, desde que haja o acompanhamento das culturas por meio da diagnose foliar e de coletas anuais de solo.  

ILP e os atributos físicos do solo

Os atributos físicos em ILP é um dos atributos do solo mais indagados por produtores rurais e discutidos e estudados por pesquisadores.

E dentre esses atributos físicos a compactação do solo é de suma importância. Pois, a compactação do solo pode afetar a estrutura, porosidade, aeração e resistência do solo. E esses fatores são dependentes do tipo de solo, por exemplo se é um Latossolo ou se é um Cambissolo.

Portanto, a pergunta é: a ILP pode compactar o solo?

Em geral, a compactação do solo em ILP pode ocorrer na camada mais superficial, mas por um período curto. Pesquisadores sugerem que, a compactação do solo pode ser controlada em ILP pelos seguintes fatores:

  • A semeadora pode descompactar a camada superficial;
  • O pastejo favorece a renovação do sistema radicular e ocorre a formação de bioporos no solo.

Portanto, o acompanhamento dos atributos físicos (análise física) do solo em ILP permite ao produtor, saber as condições do solo visando, principalmente, o melhor desenvolvimento radicular.

ILP e os atributos biológicos do solo   

Os atributos biológicos do solo em ILP estão diretamente relacionados aos atributos químicos e físicos. Em geral, a macro e microbiota do solo é favorecida em ILP devido, principalmente, ao:

  • Maior aporte de resíduos vegetal e animal;
  • Maior disponibilidade de nutrientes;
  • Valor de pH;
  • Temperatura e umidade do solo.

Portanto, a ILP é um sistema que promete muitos benefícios para a qualidade do solo, desde que seja manejado corretamente. E esse manejo implica desde a adoção do SPD até o manejo da forrageira (períodos de ocupação e descanso).

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook