O fotógrafo Mikael Buck capturou algumas imagens aumentadas de insetos e aracnídeos que espreitam os lares europeus durante o inverno (muitas delas, exatamente iguais as que espreitam lares do sul do Brasil). Buck conseguiu as imagens usando uma lente de tipo macro, de 90 mm, e filtros. Isso permitiu a ele registrar detalhes não visíveis a olho nu. Confira os impressionantes clicks abaixo.

Aranha do gênero Tegenaria, pertencente à família Agelenidae, caracterizadas por grandes dimensões e rapidez de movimentos.
Nesta imagem uma aranha do gênero Tegenaria, pertencente à família Agelenidae, caracterizadas por grandes dimensões e rapidez de movimentos. Repare nos 8 olhos e, logo abaixo, segmento basal das quelíceras. As aranhas apesar de oferecerem algum risco à saúde humana quando provocadas, são benéficas e têm importante função no equilíbrio natural desempenhando o papel de predadoras. Não gosta de mosquitos e baratas? Pois bem, seja gentil com as aranhas. Clique na imagem para aumentar.

Aranha do gênero Tegenaria, pertencente à família Agelenidae, caracterizadas por grandes dimensões e rapidez de movimentos. Clique na imagem para aumentar.
Nesta imagem, a mesma aranha, quase toda a porção do cefalotórax, a “cabeça” da aranha. Repare também nos pelos, que desempenham importante papel sensorial para aranha. Algumas espécies, como a tarântula, utilizam destes pelos também como mecanismo de defesa.

Isópode terrestre, popularmente conhecidos como bichos-de-conta, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas , tatuzinhos-de-jardim ou porca-saras.
Nesta imagem um isópode terrestre, popularmente conhecidos como bichos-de-conta, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas , tatuzinhos-de-jardim ou porca-saras são os membros da subordem Oniscidea da ordem Isopoda. Popularmente chamados de insetos, mas na verdade não são. Os tatus-bola são crustáceos.

Parte dorsal do tatu-bola, onde observa-se o télson e parte dos urópodes logo abaixo (final do abdômen). Através destes últimos, os tatus-bola realizam equilíbrio hídrico do organismo. Clique na imagem para aumentar.
Nesta imagem o popular “bicho-tesoura”, “tesourinha” ou “lacrainha”. Este inseto é um grande aliado do homem na agricultura, importante inimigo natural no controle de diversos insetos que atacam as lavouras, principalmente a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda). O tesourinha é absolutamente inofensivo ao homem, não possui nenhum tipo de veneno ou condições de ferir um humano. A espécie mais comum no Brasil é a Dorus latipes. Clique na imagem para aumentar.

Detalhe na “tesoura” no final da porção do abdômen do “tesourinha”. Lembre-se, ele além de inofensivo é benéfico! Clique na imagem para aumentar.

A joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Clique na imagem para aumentar.
A simpática joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. A joaninha é outro inseto benéfico, ela regula, por exemplo, a população de pulgões (Afídeos) em diversas culturas. Os pulgões sugam a seiva das plantas e transmitem diversas viroses que podem dizimar plantações. Repare no exoesqueleto colorido da nossa aliada que junto com outros besouros inspirou os tanques de guerra. Clique na imagem para aumentar.
Joaninha vista de perfil, repare no exoesqueleto colorido da nossa aliada que, dadas as devidas proporções, ela e sua família representam verdadeiros “tanques de guerra” do mundo dos insetos. Clique na imagem para aumentar.
Fonte das Imagens: Mikael Buck para BBC.
Comentários no Facebook