Introdução à nutrição das plantas: 2 coisas que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Introdução à nutrição das plantas 2 coisas que você precisa saber

A nutrição de plantas se tornou uma das áreas mais importantes da agronomia. Seu papel no aumento da produtividade das culturas é essencial, pois afinal, a absorção de nutrientes da planta basicamente consiste em seu processo de alimentação, sem o qual as mesmas não conseguem sobreviver. Essa importante área está interligada com as demais áreas correlatas da agricultura, principalmente com a fertilidade do solo. Manter uma boa qualidade do solo através da aplicação correta das técnicas de adubação, correção e manejo é essencial para o bom desenvolvimento das culturas.

No texto “O que aprendo em um curso de nutrição de plantas?”, nós explicamos um pouco mais sobre importantes aspectos dessa área.  A seguir, enfatizaremos alguns detalhes que você pode ainda não saber sobre essa importante ciência.

O solo não é um prato de comida

Como já discutimos em diversos textos no blog, o solo consiste em um ecossistema extremamente complexo. Diversos processos de ordem física, química e biológica ocorrem de forma simultânea e interligada. O fato de um nutriente estar presente no solo não significa que o mesmo estará prontamente disponível para a planta absorver como um prato de comida no qual nos alimentamos. Existem diversos fatores que podem prejudicar a nutrição de plantas, como solo compactado, presença de alumínio tóxico, doenças, pragas, entre muitos outros. Além disso, os nutrientes mesmo quando presentes, podem estar em formas que não podem ser absorvidas pelas plantas, como o fósforo imobilizado na superfície das argilas. Essa e muitas outras situações podem ocorrer na agricultura. Portanto, não devemos confiar apenas na análise química do solo para avaliar sua qualidade.

Solo bem nutrido não é sinônimo de produtividade

Dando continuidade ao tópico anterior, temos que ter em mente que não basta apenas manter altos índices de fertilidade do solo para garantirmos boas produtividades e uma nutrição de plantas adequada. É necessário atentar-se aos aspectos do manejo, adotando-se técnicas para se manter a saúde do solo como o sistema plantio direto. Técnicas como o tráfego controlado, escarificação biológica e rotação de culturas também são essenciais para garantirmos a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Não adianta apenas aplicar toneladas e toneladas de adubos no campo esperando que as plantas os absorvam e aumentem sua produtividade se não tomarmos os devidos cuidados com a qualidade do manejo de forma geral.

É importante entender sobre nutrição de plantas?

Encontrar áreas agrícolas com teores de nutrientes e manejos semelhantes, porém com produtividades muito distintas é fato comum na vida do profissional das ciências agrárias. Através deste texto você pode ter tido uma ideia melhor do porquê isso acontece, a resposta para muitas perguntas pode estar na nutrição de plantas.

O bom profissional é aquele que está sempre atualizando seus conhecimentos. A realização de cursos na área de gestão da matéria orgânica, fertilidade do solo e nutrição de plantas pode ser uma excelente ferramenta para você melhorar seus conhecimentos e incrementar a produtividade das suas lavouras.

E você, sabe mais aspectos importantes sobre essa importante área da Agronomia? Compartilhe suas experiências conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

A AGROPRO é uma empresa de tecnologia dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio. Nossa missão, sempre atenta ao futuro, está comprometida através da ciência e tecnologia, possibilitar a excelência da atuação profissional de seus clientes e parceiros, idealizando realizar uma agricultura altamente produtiva e sustentável que garanta a conservação dos recursos naturais e saúde das pessoas. Saiba mais em: www.agropro.com.br

Comentários no Facebook