Quais as melhores máquinas para um sistema plantio direto?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Quais as melhores máquinas para um sistema plantio direto

O sistema plantio direto consiste em uma das principais técnicas da agricultura conservacionista no mundo. O sistema se iniciou no Brasil no início da década de 1970, na região sul e se espalhou por todo território nacional. Atualmente, o país conta com mais de 30 milhões de hectares cultivados através do sistema, que tem trazido inúmeros benefícios para a saúde e conservação do solo, proporcionando uma agricultura mais sustentável.

Para a execução do cultivo, é necessário um equipamento próprio, que causa um mínimo distúrbio do solo apenas na linha de semeadura. Diversas máquinas têm sido desenvolvidas com as mais variadas tecnologias, e esse mercado tem crescido cada vez mais na agricultura.

A seguir, veremos alguns aspectos importantes sobre como garantir um bom proveito e escolher bem o seu maquinário para sistema plantio direto.

Semeadoras para plantio direto, a base para o sistema

As semeadoras, popularmente conhecidas como “plantadeiras” são o principal maquinário utilizado para o sistema plantio direto. Elas substituíram os arados e grades niveladoras, realizando a semeadura na superfície do solo sobre a palha da cultura anterior, evitando dessa forma o revolvimento do solo e os problemas com erosão.

Existem atualmente no mercado semeadoras com as mais diferentes tecnologias, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, escolher o maquinário adequado para seu cultivo é fundamental para garantir um bom plantio e evitar perdas por semeaduras incorretas. No nosso blog, temos uma coletânea de artigos que podem lhe ajudar através de diversas dicas que você precisa saber na hora de escolher a sua semeadora, é só clicar para conferir.

Conhecimento sobre semeadura é fundamental para uma boa produtividade

O entendimento sobre os mais diversos fatores que afetam a qualidade de semeadura, sejam fatores ambientais, do solo ou características do próprio maquinário, é fundamental para atingir resultados expressivos de produtividade eliminando ao máximo os erros de plantio. No sistema plantio direto, a semente é depositada no solo juntamente com o fertilizante no sulco, sendo necessário o devido cuidado para separá-los a uma distância de cerca de cinco centímetros para evitar problemas de germinação. Além disso, fatores como a textura do solo, disponibilidade de água, bolsões de ar, entre outros podem afetar significativamente a eficiência de germinação da semente. É muito importante, portanto, que o agricultor realize todos os ajustes necessários no equipamento e instrua corretamente todos os funcionários para realizarem o procedimento de maneira correta.

Como saber mais sobre maquinário em sistema plantio direto?

Como pudemos ver, o conhecimento sobre a semeadura em plantio direto é fundamental para obtermos altos índices de produtividade e evitar perdas por mal regulagem. Saber sobre os mais diferentes fatores que afetam a semeadura, da mesma forma, nos auxiliam a termos mais qualidade de plantio e mais lucro na propriedade.

A realização de cursos na área de plantio direto pode ser uma boa alternativa para entender sobre os mais diversos fatores que influenciam nessa complexa relação solo planta. E você, sabe mais aspectos importantes em relação aos maquinários para sistema plantio direto? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook