Mercados futuros agropecuários: opções, tendências e estratégias

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Mercados futuros agropecuarios opcoes, tendencias e estrategias

Com o avanço das tecnologias, técnicas de manejo e agronegócio, o conhecimento sobre mercados futuros agropecuários se torna cada vez mais necessário para qualquer profissional ligado as ciências agrárias, sejam eles técnicos, agrônomos, agricultores ou pecuaristas. Todos os dias, inúmeros contratos são lançados e encerrados em um ritmo alucinante, impensável a décadas atrás.

A partir da década de 1970, o interesse de administradores nos mercados do agronegócio tem crescido cada vez mais. O Brasil é um país rico em recursos naturais e privilegiado pela posição geográfica favorável ao cultivo de plantas, possuindo dessa forma um gigantesco potencial em se tornar líder no ramo agropecuário. Os recursos naturais, no entanto, não garantem sucesso na comercialização. Para isso é necessário que todos os setores de produção, incluindo transporte sejam eficientes.

A seguir apresentaremos algumas características gerais sobre as principais opções, tendências e estratégias dos mercados futuros agropecuários.

Opções

As opções de mercados futuros agropecuários são basicamente contratos que dão o direito de compra ou venda de contratos futuros de uma commodity sem que haja uma obrigação de cumpri-la. Existem dois tipos de opções em relação ao fim a que se destinam: 1) Opções de compra; e 2) Opção de venda. Que dão o direto ao titular de comprar ou vender o produto até uma certa data por determinado preço.

Já em relação ao prazo de exercício existem duas classificações: 1) Opção americana e 2) Opção europeia. As duas se diferenciam basicamente na data de vencimento, enquanto a americana permite o titular exercer seu direito antes da data, a europeia permite somente no dia do vencimento da opção.

Tendências

As tendências do mercado agropecuário se referem basicamente a maneira com que a comercialização dos produtos irá se comportar diante das incertezas futuras. Diversos fatores interferem no mercado, desde as condições climáticas propícias ou desfavoráveis para o cultivo até o crescimento da população mundial e aumento da demanda por alimentos. As tendências dos mercados futuros agropecuários também dependem diretamente da situação econômica que o país enfrenta. Devido à crise econômica enfrentada por nosso país nos últimos anos, por exemplo, o agronegócio tem sofrido embora a produtividade das áreas agrícolas tenha se mantido.

As tendências tecnológicas na agricultura também afetam diretamente o mercado. Com o avanço na criação de novas tecnologias, o Brasil tem garantido a sua competividade a médio e longo prazo. Até mesmo as mudanças climáticas enfrentadas no mundo atualmente afetam os mercados futuros agropecuários, sendo essa uma grande incerteza enfrentada pela comunidade agrícola.

Estratégias

Estratégias adotadas na comercialização de produtos no agronegócio são tomadas com o principal objetivo de se proteger a economia visando sempre a obtenção de lucros.  Assim, nos mercados futuros, existem três agentes que atuam diretamente no meio estratégico:

  • Os hedgers que atuam enfrentando os riscos das flutuações preços como forma de proteção;
  • Os arbitradores que utilizam dois ou mais mercados para garantirem o lucro;
  • Os especuladores que contribuem para a formação dos preços e buscam retornos financeiros nos mais diversos mercados, inclusive os agropecuários.

Como se manter por dentro dos mercados futuros agropecuários

Como já discutido em diversos textos, o profissional de sucesso é aquele que está sempre se atualizando. O conhecimento do agronegócio é fundamental para qualquer profissional do meio agrícola. Muitos profissionais desconhecem completamente tudo que acontece depois do grão ser colhido e sair da lavoura. Ninguém precisa se tornar um especialista em mercado futuro, porém, o conhecimento básico do universo do agronegócio é essencial para todo profissional que deseja se garantir no mercado de trabalho e até mesmo para o produtor que visa ampliar seus lucros.

E você, gostaria de expor suas experiências sobre agronegócio? Compartilhe suas ideias conosco.

Referências

MARQUES, P. V.; MELLO, P.; MARTINES FILHO, J. Mercados futuros e de opções agropecuárias. Piracicaba, SP. Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP,  2006.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook