Nutrição de plantas: entenda a importância para a agricultura

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Nutrição de plantas entenda a importância para a agricultura

A nutrição de plantas é uma das principais áreas da Agronomia. Esta importante ciência procura estudar as relações planta-solo de forma a otimizar da melhor forma as técnicas de manejo do solo e adubação para fornecer a quantidade mais adequada de nutrientes para as plantas, otimizando dessa forma, a produtividade das culturas. Essa importante área tem uma relação direta com a qualidade dos alimentos que consumimos. Dependendo das técnicas de manejo adotadas, os teores de nutrientes dos alimentos podem variar amplamente. Como a população mundial tem crescido constantemente nas últimas décadas, a preocupação com a necessidade de produção de alimentos para nutrir a todos tem evoluído da mesma forma. A seguir, discutiremos como a nutrição de plantas interfere nesse processo.

A importância do nitrogênio na qualidade do trigo

O trigo (Triticum spp.) é um dos cereais mais cultivados pelo mundo todo e ao lado do milho e do arroz é uma das principais fontes de carboidratos e proteínas na alimentação humana. Porém, não somente de grandes produtividades vive o produtor de trigo. Sua qualidade é tão importante quanto a produção, principalmente para a panificação. As proteínas correspondem a cerca de 9 a 15% do peso seco da planta, e seu aumento é muito desejado especialmente para a alimentação humana.

Como o nitrogênio é parte de aminoácidos e proteínas, o elemento consiste em um dos principais componentes da nutrição de plantas para a cultura. Aumentos na adubação nitrogenada costumam resultar em melhor qualidade de panificação da planta, além de proporcionar maiores produtividades. Um bom manejo dos nutrientes na área, portanto, pode resultar em incrementos significativos na produção e qualidade desse importante cereal, e aliado a demais práticas de plantio sustentável pode contribuir para a segurança alimentar no mundo.

Manejo de nutrientes para a qualidade de hortaliças

A qualidade nutricional das hortaliças é fundamental para o consumidor, sendo que grande parte deles tem a melhora da saúde como um dos principais objetivos de seu consumo. Além disso, a aparência do produto é sempre o primeiro fator observado pelo cliente, e a nutrição de plantas está diretamente ligado a essas características.

O cálcio é um elemento requerido por muitas espécies de plantas como o tomate. Sua deficiência pode levar a perdas na produção além de comprometimento da qualidade do fruto. Outro exemplo que podemos citar é o superbrotamento do alho, caracterizado por brotações laterais do bulbo. Esta anomalia comumente é associada ao manejo inadequado da adubação nitrogenada, onde doses excessivas do nutriente podem levar a perdas de produtividade na cultura.

Qual a importância de se saber sobre a nutrição de plantas?

O entendimento sobre a nutrição de plantas, fertilidade do solo e manejo da matéria orgânica é essencial para todo profissional que almeja aprimorar seus conhecimentos na área agrícola e também para os produtores que desejam incrementar a produtividade de suas lavouras. Como já discutido em demais textos, a busca pelo conhecimento é um grande diferencial para os profissionais no mercado de trabalho.

E você, sabe mais sobre como a nutrição de plantas pode auxiliar na produção de alimentos e na agricultura sustentável? Compartilhe suas experiências conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook