Nutrição de plantas: saiba quais macro e micronutrientes elas precisam

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Nutrição de plantas saiba quais macro e micronutrientes elas precisam

A nutrição de plantas é uma das principais áreas da Agronomia e de importância fundamental para garantir maiores produtividades das culturas, melhor aproveitamento dos fertilizantes, além da maior qualidade dos alimentos produzidos. São considerados nutrientes essenciais todos os elementos sem os quais a planta não consegue completar seu ciclo de vida. Os nutrientes são basicamente divididos em duas categorias, os macronutrientes e os micronutrientes. Embora os macros sejam requeridos em maior quantidade, não podem ser considerados “mais importantes” que outros nutrientes essenciais. A seguir, daremos um panorama geral sobre dois dos nutrientes essenciais mais importantes para as culturas de grãos.

Nitrogênio, componente fundamental para as culturas de grãos

O nitrogênio (N) é um dos elementos requeridos em maior quantidade pelas culturas produtoras de grãos. Dentre as práticas de fertilidade do solo e nutrição de plantas, a adubação nitrogenada é uma das mais estudadas, pois pequenas diferenças em sua aplicação podem ocasionar diferenças significativas na produção. O N presente na atmosfera na forma de N2 é um dos elementos mais abundantes na Terra. No entanto, para que seja absorvido pelas plantas, é necessário que o elemento seja fixado.

A fixação do N pode ser feita de maneira industrial, através do processo de Haber-Bosch, onde são fabricados os fertilizantes minerais vendidos pela indústria. Alternativamente, o N também pode ser fixado naturalmente por diversos organismos, através da chamada fixação biológica do N. Diversos fatores como tempo de aplicação, quantidade de fertilizante e interação com outras técnicas de manejo do solo e das culturas, interferem diretamente na eficiência do uso do nutriente pelas plantas.

Fósforo, um elemento pouco móvel

O fósforo (P) no solo também tem se destacado como um dos mais importantes nutrientes para as culturas de grãos. Sua adição no campo através da adubação tem sido alvo de diversos estudos, uma vez que o nutriente é pouco móvel no solo. Um dos principais problemas encontrados na nutrição de plantas em relação ao P é a sua fixação no solo. Quando o elemento é adsorvido na superfície das argilas, esse passa para uma forma não disponível para as plantas, que por muitas vezes acaba sendo determinado na análise de fertilidade do solo, levando a superestimação de seu conteúdo. Por esse motivo, embora o P seja requerido em pequena quantidade pelas plantas, ele é um dos elementos mais aplicado nas lavouras.

Como a nutrição de plantas pode te ajudar?

O conhecimento sobre nutrição de plantas, fertilidade do solo e manejo da matéria orgânica é fundamental para aplicar e utilizar as técnicas de manejo e adubação de modo a obter-se a máxima eficiência possível. Com o crescimento da população mundial, a necessidade de produção de alimentos cresce cada vez mais.

Uma vez que a derrubada de florestas para a conversão para agricultura consiste em um dos principais problemas ambientais no Brasil, o incremento da eficiência produtiva tem sido apontado como a solução mais adequada. O bom conhecimento sobre a ciência do solo de modo geral permite ao profissional agrícola não somente proporcionar uma maior produtividade das culturas, como também conduzir uma agricultura sustentável. E você, sabe mais aspectos importantes da nutrição de plantas para a agricultura? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook