O que é plantio sustentável?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro O que e plantio sustentavel

O cenário de mudanças climáticas enfrentado atualmente fez com que a sustentabilidade se tornasse o tema central de diversas áreas de estudos atualmente. Todos os dias, toneladas de gases do efeito estufa são lançadas por fábricas, automóveis, queimada de florestas, etc. Na agricultura, o plantio sustentável é um dos principais temas discutidos pela comunidade científica.

Como proporcionar a conservação do meio ambiente e redução do efeito estufa em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, além suprir a demanda de alimentos da crescente população mundial? No artigo “Agricultura brasileira e o aquecimento global” nós destacamos que embora a agricultura contribua com cerca de 26% das emissões de CO2 no mundo (75% das emissões de CO2 no Brasil), os solos também possuem um excelente potencial de proporcionar a mitigação desses gases através do sequestro de carbono. Para isso, é necessário a adoção de uma série de medidas para contribuir com a qualidade do solo em aspectos físicos, químicos e biológicos.

A seguir destacaremos alguns aspectos importantes do plantio sustentável, e como aliar o cuidado ambiental sem deixar de lado as preocupações com as produções das culturas.

O sistema mais utilizado para um plantio sustentável

Como já destacamos em diversos artigos, o sistema plantio direto tem se destacado como uma das principais técnicas para proporcionar a preservação do meio ambiente, e ao mesmo tempo, incrementar as produtividades das culturas através das melhorias na qualidade do solo. O sistema plantio direto se tornou uma das principais estratégias agronômicas para promover o plantio sustentável, recuperar áreas com solos degradados e potencializar os lucros dos agricultores. O sistema destaca-se não somente por promover a melhoria na qualidade do solo, mas também por auxiliar no controle de pragas e doenças através da rotação de culturas.

Embora a sua utilização no Brasil já cubra grande parte das áreas produtivas, poucas delas realmente fazem o uso correto e apropriado da técnica. Dessa forma, muitos aspectos ainda devem ser melhorados, e a participação do Eng. Agrônomo, Técnicos Agrícolas e agricultores no incentivo do uso da prática se torna cada vez mais essencial para proporcionarmos um plantio sustentável através da agricultura de conservação.

Prezando os pilares da sustentabilidade

O plantio sustentável deve por princípio respeitar diferentes aspectos da sustentabilidade sendo eles: o técnico, o econômico, o ambiente e o social. Não basta para a agricultura de conservação apenas proporcionar a proteção do meio ambiente, ela também deverá prezar a qualidade trabalhista dos funcionários envolvidos na propriedade, além de favorecer as necessidades da comunidade envolvida na comercialização dos produtos, cumprindo dessa e diversas outras formas o aspecto social da produção.

Também é necessário proporcionar o retorno econômico do produtor através da correta utilização das técnicas (técnico e econômico), pois de nada adianta preservar o ambiente tendo prejuízos no empreendimento. Com o objetivo de maximizar os ganhos da propriedade e realizar com eficiência o plantio sustentável, é necessário que todos os profissionais envolvidos com a produção agrícola estejam engajados e unidos com este objetivo em comum sempre em mente.

E você, sabe mais aspectos importantes a serem considerados na agricultura de conservação? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook