Que tudo na vida precisa de equilíbrio, todos já sabem. Na nutrição de plantas não poderia ser diferente. Essa semana encontramos um ótimo exemplo do que ocorre no tomate se um dos nutrientes mais importantes, o potássio, não estiver na proporção devida.
O potássio (K) é um elemento muito móvel nas plantas, porém ele não é constituinte de nenhuma molécula orgânica no vegetal. Isso não diminui a importância deste elemento, pois o K contribui em varias atividades bioquímicas, é ativador de inúmeras enzimas, regula a pressão osmótica, abertura e fechamento dos estômatos, entre outras funções.
Nas plantas de tomate, o potássio é um dos nutrientes mais requisitados, inclusive sendo responsável por uma maior produtividade quando utilizado na concentração correta. O K está diretamente envolvido na qualidade final do tomate, tanto na aparência quanto no sabor e nutrição.
Assista o vídeo abaixo para saber mais detalhes do que ocorre no fruto de tomate se não houver a concentração correta de potássio disponível para as plantas.
Comentários no Facebook