Segurança do trabalho e meio ambiente: entenda a relação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agropro Segurança do trabalho e meio ambiente entenda a relação

Com o constante crescimento da população mundial, a preocupação com a produção de alimentos se desenvolve no mesmo ritmo. Por conta disso, muitas medidas desesperadas têm sido tomadas como uso excessivo de agrotóxicos, aplicações demasiadas de fertilizantes nitrogenados, revolvimentos do solo, entre muitas outras; e o meio ambiente acaba se tornando o principal afetado com a crescente.

Nesse contexto, a preocupação com aspectos da segurança do trabalho tem ganhado importância no meio agrícola. Através dos cuidados essenciais para proporcionar a segurança do trabalhador rural, nós podemos consequentemente prover maior eficiência nas práticas agrícolas e maior proteção para o meio ambiente.

A seguir, veremos alguns aspectos de como a segurança do trabalho pode proporcionar uma agricultura mais sustentável.

Aplicação de agrotóxicos, um ponto crucial

A aplicação de agrotóxicos é um dos pontos mais importantes da segurança do trabalho e também do meio ambiente. Os erros cometidos durante a aplicação dos pesticidas na lavoura é uma das principais causas de perdas de agrotóxicos, contaminação de trabalhadores, ineficiência na aplicação e poluição de rios e córregos.

A utilização do equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental para a proteção do trabalhador rural, e está prevista nas leis trabalhistas. Através da correta instrução dos funcionários, é possível prover a segurança dos trabalhadores e evitar a contaminação do funcionário durante a preparação da calda de aplicação.

Outro aspecto importante é o conhecimento sobre as técnicas mais apropriadas de aplicação de pesticidas na lavoura. Diversos fatores interferem na eficiência da aplicação, como clima, equipamento, forma de aplicação, etc. Através da correta utilização das técnicas é possível aumentar a qualidade da pulverização, evitar a contaminação das águas e do trabalhador, além de proporcionar um controle mais efetivo.

Destinação correta das embalagens de agrotóxicos

A correta destinação das embalagens de agrotóxicos é importante tanto para a segurança do trabalho quanto para o meio ambiente. O descarte incorreto das embalagens de agrotóxicos representa um grande risco para as espécies locais bem como para a saúde das pessoas que vivem aos arredores. Medidas como a tríplice lavagem, técnica utilizada para limpar as embalagens após o uso, contribuem significativamente para evitar o vazamento de fluidos poluentes para o meio ambiente. Da mesma forma, os procedimentos para limpeza e acondicionamento do EPI podem evitar grande parte das contaminações dos trabalhadores.

Dessa forma, a realização de cursos e correta instrução dos funcionários da propriedade quanto as medidas apropriadas para proporcionar um descarte das embalagens de pesticidas é de extrema importância para prover a proteção do meio ambiente e a saúde dos trabalhadores rurais.

Como aprender mais sobre a segurança do trabalho?

O conhecimento sobre a segurança do trabalho é de suma importância para todo produtor rural. Cumprir as normas previstas na norma regulamentadora que visa a segurança do trabalhador, é dever de toda empresa ou empregador que possua funcionários em regime CLT. Dessa forma, o conhecimento sobre a utilização correta do EPI, descarte correto das embalagens de agrotóxicos, além das diferentes técnicas de aplicação pode ajudar o produtor a desenvolver uma agricultura mais sustentável e garantir a segurança do trabalhador.

E você, sabe mais aspectos importantes da relação segurança do trabalho e meio ambiente? Compartilhe suas experiências conosco.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

AgroPro

Comentários no Facebook