Entenda o conceito de sustentabilidade ambiental

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Agrorpro Entenda o conceito de sustentabilidade ambiental

Com o cenário atual de mudanças climáticas, catástrofes ambientais, incremento dos índices de desmatamento, e diversos outros fatores, o tema sustentabilidade ambiental tem sido o assunto central de diversas discussões nas mais variadas áreas do conhecimento, e na agricultura não tem sido diferente. A procura de sistemas de cultivo que aliem o incremento da produtividade e a conservação do meio ambiente tem sido um dos principais desafios da comunidade científica nas últimas décadas.

É importante enfatizar que as práticas agrícolas sustentáveis não consistem em pisar o pé no freio na produção para se preocupar com o meio ambiente. Como você pode conferir e-book gratuito “Produtor Rural: Confira 5 passos para ampliar os seus ganhos” as práticas da agricultura de conservação vieram para potencializar os incrementos de produtividade das culturas e ao mesmo tempo ajudar o produtor rural a prover a conservação do solo e do meio ambiente.

A seguir, enfatizaremos alguns dentre os diversos aspectos importantes da sustentabilidade ambiental, e como você pode fazer sua parte para promover uma agricultura de conservação.

É importante se atentar aos aspectos sociais

Quando falamos de um sistema de produção sustentável, não é somente o meio ambiente que está envolvido, mas sim uma série de componentes que vão desde a área econômica até mesmo aspectos sociais da produção. Com o objetivo de proporcionar a sustentabilidade ambiental em sua propriedade, o agricultor deve se atentar não somente a aspectos relacionados a ecologia, mas também na forma com que administra e gerencia seus funcionários. Afinal, um dos principais pilares da produção agrícola sustentável é ser “socialmente justa”. Dessa forma, o agricultor que possui uma mente empreendedora deve se atentar a cada detalhe das condições trabalhistas e satisfação das pessoas que colaboram com sua empresa, neste caso, a propriedade rural.

Como pudemos ver no artigo “Segurança do trabalho: fazer um curso de norma regulamentadora do trabalho no campo vale a pena?”, o cumprimento de normas regulamentadoras de segurança no trabalho é uma obrigação de todo gerador de empregos. O investimento no conhecimento através da realização de cursos, participação em eventos, especializações e diversas outras formas é, portanto, essencial para proporcionar a sustentabilidade ambiental de forma eficiente e concisa.

Sustentabilidade ambiental no Brasil, um objetivo a ser conquistado

O Brasil é um país que se destaca por sua imensa extensão territorial, e consequentemente por sua enorme produção de grãos, sendo considerado muitas vezes como o “celeiro do mundo”. Muito se tem feito no país com o objetivo de proporcionar uma produção agrícola sustentável, que preserve os diferentes aspectos técnicos, sociais, econômicos e ambientais.

O sistema plantio direto tem se destacado como uma das principais estratégias para se conquistar esse objetivo. Com mais de 30 milhões de hectares sob uso do sistema, nosso país é um dos líderes na utilização da técnica, que se iniciou na década de 70 na região sul e se estendeu por todo o Brasil. No entanto, a maior parte das áreas ainda peca por não seguir todos os princípios básicos da sustentabilidade ambiental. O papel de todos os profissionais das ciências agrárias (Técnicos Agrícolas, Eng. Agrônomos, agricultores, etc.) dessa forma se torna cada vez mais importante para atingirmos este objetivo.

E você, sabe mais dicas para prover a sustentabilidade ambiental? Compartilhe suas experiências conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sobre o Autor

Comentários no Facebook